Pessoa em frente ao computador

MARKETING DE CONTEÚDO PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS INICIANTES NO MERCADO DIGITAL

Este artigo traz um passo a passo sobre o funcionamento do marketing de conteúdo para profissionais liberais iniciantes no mercado digital.

Por Ana Carolina França

Este artigo traz um passo a passo sobre o funcionamento do marketing de conteúdo para profissionais liberais iniciantes no mercado digital.

Se você sabe, que precisa investir no marketing para vender os seus serviços, mas não sabe por onde começar.

Sendo você é um dentista, uma nutricionista, um fisioterapeuta, um psicólogo, enfim, um profissional liberal, mas é iniciante nas vendas no mercado digital, este artigo é o seu lugar.

Pois, para quem precisa colocar os seus serviços aos olhos do mundo, saber usar as redes sociais como vitrine do seu saber, é a solução ideal, pois isto é investir no marketing de conteúdo. Vamos lá?

Mesmo sendo usuário do instagram e do facebook há anos, muitos “segredos de vendas” são totalmente desconhecidos de boa parte das pessoas. O marketing de conteúdo para profissionais liberais iniciantes no universo digital costuma assustar um pouco.

Muita informação, muito detalhe para se conhecer, termos técnicos desconhecidos, tecnologias que você nunca tinha ouvido falar, não é mesmo? Então, ingressar no universo digital não apenas como usuário, mas também como profissional é hoje uma necessidade e um caminho sem volta.Vamos começar?

                                               APARECE FÁCIL, SÓ QUE NÃO

A tarefa parece fácil demais, você vê gente muito novinha jurando fazer milagres, você sabe que tem muitas mentiras e precisa saber exatamente onde está pisando, certo?

Você sabe que se não investir corre sérios riscos de não sobreviver à crise do coronavírus e está preocupado(a).

Normal! Super compreensível esse seu sentimento. Pois, o contexto que vivemos está bem difícil mesmo. Você sabe que o marketing digital é fundamental para a sobrevivência do seu negócio, escritório, consultório, e já entendeu que o marketing de conteúdo e que este é o melhor para o seu tipo de empreendimento.

Porém a novidade para você, é que as suas falas cotidianas no seu consultório, escritório, poderiam ser também a porta de entrada do cliente desde as redes sociais.

E ninguém melhor do que você conhece o seu ofício, o que é certo ou não apresentar para o seu cliente, paciente. Não é mesmo?

Nesse contexto, você precisa:

1º. Ou pagar bem para outras pessoas fazerem a gestão das suas redes sociais, porque essa tarefa exige conhecimento técnico e tempo de dedicação.

2º. Ou investir seu tempo e dinheiro para saber o mínimo suficiente para assumir também essa primordial tarefa (que muito provavelmente salvará o seu negócio).

De toda forma, a venda dos seus serviços será online. O mundo ficará cada vez mais digital. E o marketing de conteúdo tende a crescer, a concorrência também, mas você já está sabia disso. Só precisa internalizar que o seu negócio precisa reagir, usando o universo digital para construir um futuro favorável.

POR ONDE COMEÇAR

Se você está preocupado com a queda no atendimento do seu negócio, escritório, consultório, clínica, precisa e quer entender como funciona o famoso mercado digital, usando os seus conhecimentos, seja bem-vindo ao marketing de conteúdo para iniciantes.

Bem aqui, você vai compreender bem didaticamente o passo a passo dessa transformação, como começar a entender, estrategiar, escrever nas suas redes sociais, então vamos lá!

Tudo no Marketing digital é pensado, calculado para um fim específico. Portanto a maioria das pessoas entra nas redes sociais apenas para se relacionar, quem quer vender um produto, um serviço, trabalha.

Saber usar o mercado digital de forma inteligente, faz das redes sociais a sua vitrine. Isso é marketing de conteúdo: usar de forma inteligente as redes sociais com o conteúdo do seu negócio.

Assim, o ideal é começar pelas redes sociais que você já usa, se usa o facebook, invista lá, se usa o instagram, invista lá, mas analise o perfil do seu cliente e invista onde o seu cliente potencial está.

O MARKETING DE CONTEÚDO É UM JOGO DE XADREZ E NINGUÉM JOGA SOZINHO

O marketing de conteúdo é um verdadeiro jogo de xadrez, se bem calculado, planejado, rende uma estratégia certeira para o seu negócio.

Entretanto, ou você paga para uma agência, ou paga um social media para jogar por você, ou entender o jogo, consciente de que ninguém joga sozinho.

O Marketing digital, que engloba o marketing de conteúdo, requer o saber de um verdadeiro time e o custo é alto.

Porém com certeza bons times sabem jogar, trazendo vitórias. Assim você também pode aprender a jogar, mas fatalmente precisará investir tempo, dinheiro e paciência para chegar aos objetivos traçados.

Primeiro conheça as peças do jogo, o que tem em uma campanha, as fases da campanha, os saberes e profissionais necessários. Usar as redes sociais é fácil, usar com estratégia inteligente é outra coisa.

 Redes sociais são lugares de frequentadores muito específicos. E em cada rede social tem um jeito diferente de apresentar os conteúdos, mas o seu cliente está lá. Se você souber fazer o marketing direitinho, consegue converter seguidores em clientes.

Quer dizer que se eu escrever todos os dias nas minhas redes soais eu vou ganhar rios de dinheiro? Não!

Isso significa que se você conhecer o jogo, a estratégia, desenvolver passo a passo, investir em campanhas para crescimento orgânico e campanhas pagas para vender aí sim, vai ganhar dinheiro. Quem não planta não colhe, não é mesmo?

Cada passo a ser dado nas escolhas das estratégias no planejamento, garante a vitória nos resultados de vendas. Tudo no marketing digital é passível de análise, cada clique, cada visualização, cada impressão, cada salvamento, cada tipo de campanha. Dados geram padrões e padrões conduzem respostas, respostas são condutas comportamentais e condutas comportamentais são analisáveis. Marketing digital é isso: o estudo comportamental do perfil do consumidor, um eterno olhar atento ao que se oferece e que é aceito no mercado. E marketing de conteúdo é analisar o que do seu conteúdo mais converte bons clientes para o seu negócio.

E se o marketing digital observa causa e consequência do comportamento das pessoas, a estratégia é fundamental, fica claro, que o marketing de conteúdo ganha cada vez mais espaço e qualificação. Logo, quem trabalha com a prestação de serviços precisa “colocar na vitrine”, ou seja, nas suas redes sociais, o seu melhor valor de conteúdo.

ENTENDENDO A JOGADA DE MESTRE DO MARKETING DE CONTEÚDO

O que é marketing de conteúdo? É o marketing que faz uso inteligente das redes sociais para investir na comunicação e no relacionamento do negócio com o cliente/ paciente.

É o tipo de marketing que desenvolve estratégias para usar o blog, Linkedin, instagram, facebook, twitter, youtube, telegrama ou whatsapp para ofertar conteúdo de valor, educar, instruir, orientar, atrair, encantar e converter seguidores em clientes.

Se bem calculado, o marketing de conteúdo vai otimizar as redes sociais para resolver problemas, melhorar a comunicação, diminuir custo na aquisição do cliente/ paciente.

É a modalidade de marketing que sabe tirar proveito dos espaços de relacionamento sociais para fazer a adequação do seu negócio à digitalização compulsória. quea crise do coronavírus impôs ao mercado.  

E ainda, usa os dados e métricas de cada recurso digital capaz de trazer retorno financeiro para o seu negócio.

Redes sociais são gratuitas e se bem estrategiadas, bem compostas, trazem o retorno esperado. Não adianta comprar as últimas tecnologias se essa aquisição cara não for otimizar a prestação dos seus serviços. E infelizmente também não adianta investir em qualquer profissional para ajudar a usar o universo digital.

De toda maneira, seja você pagando um social media sério e comprometido, ou se você mesmo assumindo esse papel de gestor das suas redes sociais, você precisa conhecer minimamente como todo esse universo funciona.

Onde posso começar a estudar o marketing de conteúdo? Sugiro na Rock Content, que traz rico materiais sobre o assunto já há bastante tempo no mercado.

QUAIS CANAIS PRECISO USAR PARA ME INSERIR NO MERCADO DIGITAL?

Depende do tipo de negócio. Cada negócio necessita de um desenho personalizado para atender as suas necessidades no mercado digital.

Cada canal digital leva a um tipo de público específico. Alguns negócios são obrigados a ter blog e site, outros não. Alguns precisam do youtube, outros não. Cada modelo de negócio necessita de uma revisita bem analisada. E geralmente todas usam o instagram, facebook e outra rede social alternativa.

Há negócios que precisam do tiktok, outros que necessitam do podcast, outros do whatsapp, outros ainda do telegram. Cada modelo de negócio vai “desenhar” a estratégia da jogada que o marketing digital se dispõe a concretizar. Independentemente de qualquer coisa, se quiser sobreviver ao mercado 2020, invista no marketing digital. Você pode aprender você mesmo, ou procurar profissionais confiáveis, que realmente compreendem a importância da estratégia e do planejamento.

COMO FAÇO PARA USAR ADEQUADAMENTE AS REDES SOCIAIS PARA O MEU NEGÓCIO?

Faça da sua rede social um lugar de “pesquisa” para seu cliente, RESPONDA o seu CLIENTE já nas redes sociais. Faça desse espaço um lugar onde o seu cliente RESOLVA PROBLEMAS, queira estar, goste de estar. Se sua rede social trouxer conforto e informações úteis, você vai servir de ímã para quem quer pagar pelos seus serviços. Traga conteúdos de qualidade para o cliente. Explique o que ele não sabe. Ofereça conteúdo de valor. Rede social é lugar de relacionamento e não classificados de vendas.

Se você é um dentista, explique sobre os tipos de tratamentos e cuidados necessários para a saúde bucal. Se é uma nutricionista, faça da sua linha editorial a antecipação da consulta, mostre a sua autoridade, explique o básico das suas consultas. 

Nada como seguir um perfil de um médico, um engenheiro, um dentista, uma nutricionista que explica tudinho sobre a especialidade dele(a) nas redes sociais. Pois um profissional que se garante assim, ganha a admiração, o respeito do público em geral. Assim que se constrói sua AUTORIDADE e POSICIONAMENTO no mercado de forma inteligente. Nada como uma rede social profissional recheada de um conteúdo bem escrito, inovador, respeitável, apresentável e útil. Um conteúdo de valor coerente, coeso, rico e educativo é xeque mate na certa.

A criação de conteúdo precisa ser estrategiada também. A revisita ao seu negócio, a análise dos novos objetivos, são o ponto de partida para um bom planejamento estratégico de marketing digital. Depois disso, a escolha dos canais digitais de forma personalizada, o desenvolvimento de DNA de conteúdo, os cálculos da(s):

  1. estratégia,
  2. personas, o
  3. linhas editoriais
  4. calendário de conteúdo,
  5. e do funil de vendas é fundamental para a elaboração do schedule ( calendário de conteúdo)

Logo, para começar a dominar o marketing de conteúdo para profissionais liberais iniciantes no mercado digital é preciso disposição, tempo e investimento financeiro. E na verdade é que, quanto mais você dominar do assunto, menos será dependente de terceiros. É preciso começar, aos poucos tudo se torna natural.

Na nossa mentoria para redação digital explicamos passo a passo do marketing digital e da produção de conteúdo de valor.

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