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EDUCAÇÃO E MARKETING DIGITAL

Conhecimento, habilidade e atitude digital a seu favor

Por Ana Carolina França

Depois de quase três décadas atuando na sala de aula como professora de Língua Portuguesa, ministrando Cursos de Redação Oficial, Oratória, fazendo mentoria para graduandos e pós-graduandos na escrita de seus TCCs, monografias, dissertações e teses nas mais diversas áreas e sempre em sala de aula, precisei me reinventar para sair da escola e trabalhar em casa. Entre outras fontes de estudo e pesquisa para entender o marketing digital, conheci o blog da @Rock Content. Recomendo!

Decisão tomada ainda em 2019, não imaginava que enfrentaríamos o coronavírus no Brasil e que essa decisão seria a mais acertada para minha vida. Professora na mente e no coração, precisava sair da educação e me dedicar a algo que me rendesse o sustento no lar com algo, que me fosse familiar. Descobri o marketing de conteúdo e me senti à vontade no universo digital.

Comecei aí a busca por capacitação em Marketing Digital na linha da produção de conteúdo, pensava em algo como redação digital. Mas precisava ser algo de valor, algo que valesse essa mudança para a reclusão e assim atuar profissionalmente em casa. Depois de muitas pesquisas, muito estudo gratuito com informações iniciais, encontrei no curso Criadores de Conteúdo e outro de Social Media o Norte que buscava. Ambos cursos da Rejane Toigo (da Like Marketing). Sim, além da sala de aula, existe a produção de conteúdo, que se traduz em histórias, em uso da neurociência, em processo de ensino e aprendizagem no âmbito digital e que firma relacionamento com pessoas. Encontrei meu lugar. Agora eu educo e alcanço objetivos dos mais diversos por emio da escrita nas redes sociais e nas mídias. 

Comprei os cursos e comecei a me dedicar ao estudo e prática. Aos poucos fui encontrando no Marketing digital um lugar de estudo contínuo, pesquisa fascinante, um universo de conhecimento, ciência e valor intelectual com o propósito pedagógico. Sim, isso mesmo! Marketing de conteúdo é texto com objetivos didáticos de apresentar o valor, o conteúdo, o conhecimento de causa de um negócio nas redes sociais. 

Meu intuito inicial era apenas atuar como redatora, tarefa simples e que em tese me daria o sustento. Mas aos poucos também percebi, que no universo da internet, não há critérios ou parâmetros avaliativos, que sirvam de barreira para as pessoas atuarem do jeito que quiserem. Na internet o importante é vender. Mas sendo quem sou, posso afirmar, é possível vender com inteligência, vender com compromisso de valor, é possível trazer satisfação para quem vende e quem compra. E como eu não compro qualquer coisa, também não venderia o que não considero bom. Inteligência, compromisso e valor pra mim é fundamental.

Então passei a receber a estratégias de colegas para avaliar e me dei conta, que o mesmo problema dos graduandos e pós-graduandos nas universidades, reside na prática do Marketing Digital. A falta de competência linguística compromete a estratégia de conteúdo, do mesmo modo que compromete o desenvolvimento lógico e matemático do TCC, da monografia, da dissertação. Ou seja, antes do Marketing digital, tem que ter competência linguística bem estruturada para de forma calculada, dosada, organizada apresentar nas redes sociais o valor de um negócio. Entendi que eu precisava continuar ensinando estratégia para bem usar a ferramenta da Língua Portuguesa.

Precisei então negar serviços (mesmo precisando ganhar dinheiro), porque as pessoas constroem estratégias sem o cuidado de planejar e calcular o resultado de escolhas de palavras, de sentidos. Palavras tem peso e medida certa. Se é para fazer Marketing de conteúdo, que façamos com qualidade e valor contidas no DNA do negócio.

Textos bem escritos são quase palpáveis. Eles exigem progressão textual, lógica, coerência, coesão, começo, meio e fim em uma dança magnética de jogo das palavras. Exigem raciocínio e estratégia para fazer sentido, para conectar com o leitor, para atrair e encantar clientes. O mesmo ocorre com uma estratégia de conteúdo. Se ela não levar em consideração para quem fala, o que fala, como fala, por que e para que fala… Ela se perde. Deixa de brilhar. Se ela não mergulhar no melhor conteúdo a ser revelado, ela dá voltas e não resulta em conexão com o cliente, não vende. Um plano digital  bem calculado gera resultados reais no curto, médio e longo prazo para o negócio.

Então meu trabalho de redatora (sem uma estratégia bem-feita) se perderia, porque uma coisa depende da outra. Tenho mesmo que sentir firmeza na estratégia para criar conteúdos. A partir daí percebi, que precisava também atuar na estratégia digital e estratégia de conteúdo e na mentoria ( coisa muito próxima ao trabalho pedagógico bem feito). Eu sempre ensinei as pessoas a encontrar o foco da grandes estratégias documentadas nos TCCs e documentos afins. Não mudou muita coisa, no universo digital.  Produção de conteúdo sem estratégia é andar em círculos, chover no molhado e não se destacar, é a redação do ENEM que é igual às outras 2.900 que eu corrigia todo final de ano: sem graça, sem cor, sem vida, sem novidade e abaixo da média.

Produção de conteúdo não pensado, produz um desserviço para o negócio, esconde potencialidades reais de venda e prejudica a empresa como um todo. Passei 30 anos estrategiando a escrita no mundo real. Agora faço estratégias para escrita  no universo digital e continuo ensinando nas mentorias. Sou uma professora digital.

Redação, mentoria, estratégias, planejamentos, criação de cursos, ementas, organizações, correções sempre foram a minha prática no universo da educação. Faltava entender o universo digital e como ele funciona. Evidentemente que seria arrogância da minha parte, me considerar autoridade no universo digital. Minha autoridade reside no mundo das ideias, da competência linguística, no processamento das informações, na aplicação da Neurociência aos vários aspectos da vida, inclusive na construção de estratégias para Marketing Digital e na melhor apresentação das palavras nos conteúdos de redes sociais. Do universo digital sei o suficiente para guiar outros para ingressar na digitalização. Este é o meu papel hoje: promover educação no marketing digital bem feito, aquele que resolve problemas e com isso; acolhe corações e asserena mentes e vende, sem mentiras, sem manipulações. Vende a essência do negócio e ainda dá uma ajudinha no “autoconhecimento empresarial”.

Daí surgiu o Blog CHADIGITAL- Conhecimento, habilidade e atitude digital um blog educador no marketing digital. Com a digitalização compulsória, posso ser útil às pessoas, instituições e viver do meu trabalho em casa. Meus estudos no Marketing digital continuam, mas minha vida sempre foi assim. Estudo é meu DNA.

Sejam bem-vindos à CHADIGITAL. Este é um portal comprometido com as pessoas e a explicação didática do marketing digital na medida certa para o seu negócio.

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